top of page

Gestão de resíduos industriais: entenda o que é e como escolher a melhor empresa parceira.

O excesso de resíduos gerados pela atividade industrial pode causar diversos impactos no meio ambiente e, consequentemente, em nossa vida. Entenda como a gestão correta de resíduos industriais pode solucionar essa questão.



Qualquer atividade industrial, ou seja, o processo de fabricação de qualquer produto, carrega consigo o desafio e a responsabilidade de gerar o mínimo impacto possível ao meio ambiente.


Nesse contexto, realizar a gestão correta de todos os resíduos industriais é fundamental para qualquer negócio que deseja ser socialmente responsável, além de se manter em dia com as legislações ambientais, evitando infrações e multas.


Atualmente, no Brasil, uma grande quantidade de resíduos industriais é gerada diariamente, decorrente da atividade dos inúmeros parques industriais espalhados pelo país. Porém, todo esse resíduo nem sempre é reaproveitado e recebe a destinação adequada, o que pode causar graves acidentes ambientais.


A seguir, você vai entender como uma boa gestão de resíduos industriais pode ajudar as empresas a tratarem corretamente todos os resíduos gerados em sua produção, bem como atender corretamente a todas as normas ambientais exigidas para que continue operando. Você também vai entender como nós, da Reciclar, podemos fazer tudo isso por você, com segurança e responsabilidade.


Boa leitura!


O que são resíduos industriais? Conheça os tipos e classificações.


Antes de falarmos especificamente sobre a gestão correta, é importante explicarmos o que são os resíduos industriais e como funciona a classificação dos mesmos. Dessa forma, você pode identificar quais deles sua empresa está gerando em sua produção, e quais cuidados deve ter para o máximo reaproveitamento de recicláveis e destinação final correta de rejeitos.


Segundo a definição do dicionário, resíduo é tudo aquilo que resta, que sobra a partir da construção de algo. Portanto, com essa definição em mente, sabemos que resíduo industrial é todo material que “sobra” ao final do processo de fabricação de qualquer produto. Esses resíduos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos, e são classificados de acordo com o nível de dano que podem causar quando descartados.


A seguir, entenda como são classificados.


Como os resíduos industriais são classificados?


De acordo com o que foi estabelecido pela NBR 10.004/04 da ABNT, os resíduos são classificados da seguinte maneira:


Resíduos industriais de classe I (perigosos)


Os resíduos de classe I são materiais de grande periculosidade, justamente por seu potencial de contaminação e características específicas como:


  • Inflamabilidade: potencial para pegar fogo ou causar combustão.

  • Toxicidade: potencial de ser nocivo para organismos vivos (ou parte deles, como órgãos específicos).

  • Corrosividade: capacidade de ser corrosivo, inclusive para tecidos vivos.

  • Patogenicidade: capacidade de causar doenças.


Alguns exemplos de resíduos perigosos de classe I são pilhas, baterias, tintas, pastilhas de freio, produtos químicos ou radioativos, solventes, etc.


Como é possível notar, muitos deles fazem parte do nosso dia a dia sem nos causarem danos durante sua vida útil. Entretanto, no momento do descarte, é preciso ter total conhecimento e responsabilidade sobre as consequências que os componentes desses produtos podem causar – ao meio ambiente, e a nós.


A pilha, por exemplo, contém metais pesados como chumbo e mercúrio em sua composição. Quando em contato com a natureza, tais metais podem causar contaminação de solo, água e até mesmo do ar, caso haja queima do material.

Resíduos industriais de classe IIA (não inerte)


Resíduos industriais de classe IIA são considerados de baixa ou nenhuma periculosidade e não são inertes.


Dentre esses, estão os materiais que podem ter características de combustão, biodegradabilidade ou solubilidade em água. Sendo assim, nessa categoria de resíduos estão os materiais orgânicos, que podem ser transformados e reaproveitados com baixa periculosidade.


Alguns exemplos de resíduos não inertes são sobras de madeiras, fibras de vidro, gessos, tecidos, EPIs não contaminados, etc.


Resíduos industriais de classe IIB (inertes)


Por fim, os resíduos de classe IIB são dejetos não contaminantes e inertes, ou seja, incapazes de produzirem reações ou atividades próprias. Além disso, esses materiais também não são capazes de alterar a potabilidade da água, ou seja, não tornam a água imprópria para o consumo, e também possuem alto potencial de reciclagem.


Dentre eles, alguns exemplos são pedras, tijolos, areia, isopor, alumínio, plásticos, sucatas de ferro, etc.


Portanto, como vimos, existem diversos tipos de resíduos industriais que podem ser gerados na produção de inúmeros tipos de produtos, e alguns exigem uma destinação mais cuidadosa e adequada para que não ocorram contaminações ao meio ambiente e, consequentemente, que a empresa responsável seja autuada por infração ambiental.


Agora que você já conhece as classificações e exemplos de resíduos que estão em cada uma delas, vamos nos aprofundar nos impactos que eles podem causar ao meio ambiente, e como sua empresa pode evitar que isso ocorra.

Quais são os impactos dos resíduos industriais no meio ambiente?


A má gestão de resíduos pode causar poluição da atmosfera, poluição hídrica (de rios) e degradação do solo. Além disso, é importante lembrar que todos esses impactos ambientais podem se desdobrar em consequências para os seres humanos e animais, levando ao adoecimento de comunidades inteiras.


Todos esses impactos causados pela atividade industrial estão diretamente conectados com a quantidade de resíduos gerados nos processos produtivos, bem como a destinação final dada para todo esse material.


Ou seja, uma indústria é capaz de minimizar ou potencializar os impactos ambientais causados por sua produção, de acordo com as escolhas que realiza na gestão dos resíduos que gera. Por isso, é fundamental entender a fundo todas as etapas que envolvem uma boa gestão de resíduos.


Vamos falar um pouco melhor sobre isso no próximo tópico.


Como as indústrias podem evitar esses impactos?


Segundo a legislação brasileira, os geradores de resíduos são obrigados a cuidar do gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final dos seus resíduos. Toda essa responsabilidade é contínua e ininterrupta, ou seja, enquanto a empresa estiver operando e gerando resíduos, ela será responsável pela gestão correta dos mesmos, até realizar a destinação final de todo o material.


Sendo assim, os resíduos industriais não só devem ser armazenados separadamente, como também devem ser transportados em diferentes veículos e receber uma destinação final correta.


Nesse contexto, existem resíduos gerados pela indústria que podem ser reaproveitados e reciclados. Sempre que possível, a opção mais sustentável é buscar o máximo de reaproveitamento e reciclagem possível de todos os materiais resultantes do processo de produção. Para isso, também é necessário investir na orientação dos times, pois a separação correta dos materiais faz toda a diferença no percentual dos mesmos que poderá ser reaproveitado posteriormente.


Em contrapartida, existe uma parte desses materiais que não apresentam essa possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem. Nesses casos, é preciso realizar o descarte correto do que se torna rejeito, para provocar o mínimo impacto ambiental possível. Uma das alternativas mais sustentáveis é o coprocessamento, por exemplo.


Com todas essas informações em mente, agora sim vamos falar sobre o que é a gestão de resíduos industriais e como sua empresa pode terceirizar essa atividade para parceiros experientes e responsáveis, que cuidam de todas as etapas pelo seu negócio.


O que é a gestão completa de resíduos industriais?


Como vimos no tópico anterior, a legislação brasileira exige cuidados específicos com os resíduos, desde a separação, coleta e transporte até a destinação final do que se torna rejeito.


Nesse contexto, todas as atividades envolvidas nesse processo fazem parte da gestão dos resíduos industriais. Ou seja, mais do que só o descarte, a gestão completa e correta cuida de todas as etapas – desde a elaboração do plano de gestão de resíduos, coleta, pesagem, transporte, reciclagem e destinação final, contribuindo para que tenhamos um meio ambiente mais equilibrado e também para que as indústrias cumpram com todas as exigências para continuarem exercendo suas atividades.


Sabemos que nem todas as indústrias possuem a experiência para cumprir esses requisitos com a eficiência necessária para não comprometer as atividades do negócio. No tópico a seguir, vamos falar sobre todos os benefícios de contar com parceiros que realizam a gestão de resíduos industriais de maneira responsável, enquanto seu negócio se mantém focado na operação.


Benefícios de terceirizar a gestão de resíduos industriais


Em suas atividades, as indústrias direcionam a maior parte dos esforços para a produção, que é o que rentabiliza o negócio.


Sendo assim, como comentamos no tópico anterior, nem todas possuem a experiência e, até mesmo, mão de obra e estrutura necessária para gerenciar corretamente os resíduos industriais de maneira eficiente e responsável. Alguns dos desafios que as indústrias podem enfrentar:


  • Dificuldade no armazenamento correto dos resíduos (falta de espaço dedicado para isso).

  • Falta de frota disponível apenas para o transporte adequado desses resíduos.

  • Falta de orientação sobre a melhor forma de reaproveitamento ou descarte de cada material.


Nesse cenário, nós da Reciclar fazemos a gestão completa dos resíduos industriais pelo seu negócio, na região de Nova Hartz - Rio Grande do Sul, com 30 anos de experiência, comprometimento e muitos diferenciais:


  • Licenciamento ambiental junto a FEPAM - IBAMA e Prefeitura Municipal de Nova Hartz/RS;

  • Frota própria, com veículos devidamente equipados e sinalizados, sendo todos com registro na ANTT;

  • Comercializamos todos os materiais recicláveis gerados pela sua indústria;

  • Efetuamos a pesagem dos resíduos no local da coleta, e as coletas ocorrem de acordo com a frequência desejada;

  • Nossos motoristas possuem curso MOPP e fazem uso de uniforme, estando sempre devidamente identificados;

  • Fornecemos todos os documentos referentes à destinação final dos resíduos.


Como é realizada a gestão completa dos resíduos industriais?


Em nossa gestão de resíduos, começamos com a realização de uma visita na sede de sua empresa, a fim de realizar um diagnóstico completo de todas as necessidades.


A partir dessas necessidades identificadas, elaboramos um plano de gestão de resíduos personalizado para o seu negócio, que poderá ser adequado de acordo com o necessário (periodicidade das coletas, por exemplo). Além disso, uma das vantagens é que durante a realização do trabalho você também pode acompanhar as coletas realizadas por nosso app exclusivo.


Após a realização de todo o trabalho, fornecemos o certificado de destinação final dos resíduos coletados, para que sua empresa fique em dia com todas as legislações ambientais.


Por isso, se você não sabe ao certo como realizar as melhores escolhas com relação à gestão de resíduos de acordo com o perfil do seu negócio, não se preocupe. Nossos especialistas vão te orientar sobre as melhores opções para cada tipo de material.


Precisa de ajuda com a gestão de resíduos de sua empresa?


Após conhecer mais detalhes sobre os resíduos industriais, suas classificações e possíveis impactos, você provavelmente terá mais atenção com esse tema em seu negócio.


Se você já faz a gestão de resíduos em seu negócio, confira se está realizando corretamente todos os pontos que comentamos anteriormente. Também esteja sempre de olho nas normas e documentos municipais exigidos no local onde seu negócio está instalado.


Agora, caso ainda não tenha começado a cuidar corretamente dos resíduos industriais gerados em sua produção, a hora é agora! Entre em contato com nossa equipe agora mesmo e agende uma visita de nossos especialistas para elaboração de seu plano de gestão de resíduos.


Estamos em Nova Hartz - Rio Grande do Sul, e atendemos diversas cidades que estão em nossa região. Acesse este link e deixe sua mensagem em nosso formulário, em breve nosso time irá retornar.


Fique de olho também em nossos próximos conteúdos e continue aprendendo constantemente sobre gestão de resíduos com a Reciclar.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page